A médica de clínica geral, Celeste Kibonda, alertou recentemente sobre as consequências do uso de aparelho ortodôntico e do piercings sem a orientação de um profissional. A especialista considerou ser muito perigoso o uso desses objectos sem supervisão de um médico, poia têm o risco de gerar graves consequências para a saúde de quem os usa.

Foto: Getty Images
Ao Jornal de Angola, a médica disse, que o piercing na língua, por ser um órgão dentro da boca cujas funções é ajudar no processo da fala, da mastigação dos alimentos, quando mal higienizado pode trazer sérios problemas para as pessoas.
A especialista sublinhou, que “é importante fazer visitas com alguma frequência aos hospitais para que se possam detectar precocemente anomalias e prevenir situações mais graves”.
Quanto ao uso de aparelho dentário, Celeste Kibonda afirmou que “vemos muitas pessoas, sobretudo jovens e adolescentes a fazerem o uso indevido de aparelho ortodôntico sem qualquer orientação profissional”, quando o recomendável é colocá-lo sobre indicação do especialista que é o ortodontista, pois o uso incorrecto pode acarretar várias consequências, como problemas de saúde bucal, cárie, gengivite, mau hálito, reabsorção da raiz dentária, má oclusão dentária e prejudicar a mastigação e a digestão dos alimentos”, concluiu.
0 Comentários